Usar fones de ouvido, não tomar espaço dos outros e chamar o comissário de bordo sem gritar estão entre as dicas dos especialistas. Passageiros avião
Chris Brignola na Unsplash
Grande parte do conforto de um voo está relacionado com quem está viajando no mesmo avião: se tem muito barulho, cheiros fortes ou alguém ocupando o espaço do outro.
A legislação brasileira não determina quais comportamentos devem ser adotados pelos passageiros no voo, apenas em casos mais graves de indisciplina, como vandalismo e comportamento agressivo.
Mas, para garantir um trajeto tranquilo e sem grandes aborrecimentos, existem algumas regras de etiqueta que podem ser seguidas. Confira as dicas dadas pelo secretário geral do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Cláuver Castilho, e pela criadora do blog Aerolindas, que retrata o dia a dia de aeromoças, Letícia Ramos.
🎧 Não faça barulho: lembre-se que o avião é um ambiente fechado, por isso ruídos podem ser bem desagradáveis para os demais passageiros. O ideal é sempre usar fones de ouvidos ao assistir algum vídeo ou colocar música durante a viagem.
💅Cuidado com os cheiros: da mesma forma que os ruídos, é importante evitar cheiros muito fortes, como passar esmalte, acetona ou perfumes durante o voo.
🪟Lembre que a janela não é só sua: se você está no assento da janela, é importante ser solidário quanto à luminosidade. Se atente ao passageiro ao lado para verificar se a luz está o incomodando.
🗣️Não grite com o comissário: durante a viagem, você pode precisar de ajuda para realizar alguma atividade. Para solicitar esse atendimento, basta tocar uma vez a chamada, não fique apertando várias vezes. De mesmo modo, não grite ou puxe a roupa do comissário para chamar a atenção.
💺Não sente fora do seu assento: respeite a numeração das cadeiras. Caso seja preciso trocar de lugar, converse com os comissários para que eles estudem a possibilidade. Lembre-se que algumas pessoas pagam para reservar a posição desejada.
🛄Não use o espaço dos outros: tente organizar a sua bagagem e demais objetos usados durante o voo dentro do limite proposto para a sua passagem.
🏃Controle as crianças: não deixe que elas fiquem transitando pelo corredor sem supervisão. Além de causar uma bagunça durante o voo, pode ser perigoso.
Já em relação ao choro de bebê, mesmo que incomode, não há o que ser feito. Isso acontece porque ele pode estar sofrendo com a pressurização, causando dores nos ouvidos.
🛌Não recline o assento em voos curtos: em algumas viagens, como as de duração de até 1 hora, reclinar a cadeira pode atrapalhar o passageiro do assento localizado atrás ao seu durante alguma refeição, por exemplo, já que o serviço de bordo costuma ser mais rápido nestes casos – ou a pessoa pode estar comendo um lanchinho que levou no voo (o que não tem problema, segundo Castilho).
🛬 Espere a sua vez: no desembarque, é fundamental aguardar a sua fileira ser chamada para pegar a mala de mão e descer do avião, evitando gerar um congestionamento na saída do voo.
⚠Siga as regras de segurança: não desobedeça ao regulamento de segurança. Quando requisitado, afivele o cinto e coloque a poltrona na vertical, por exemplo.
Saiba também:
Empresas aéreas podem cobrar para passageiro não ter que despachar bagagem de mão? Entenda regras
Como tirar passaporte: veja VÍDEO
Embarque de crianças em voos nacionais e internacionais: entenda quais são as exigências
Vai viajar com o pet? Veja quais cuidados ter no avião
Vejas mais discas para as suas viagens:
Confira dicas para não ter problemas com suas malas na hora de viajar
Voo atrasado ou cancelado? Veja os direitos do passageiro
Compras no exterior: entenda quando é preciso pagar imposto e como fazer
Controle da janela, levar lanchinho, perturbar o comissário: veja regras de etiqueta durante o voo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.