Concessionária aposta em ‘incentivos’ e diz que ao menos 3 rotas estão em negociações para destinos na América Central, América do Norte e Europa. Evento será nesta quinta e sexta. Passageiros em Viracopos, Campinas
Aeroportos Brasil Viracopos
O Aeroporto Internacional de Viracopos mira novas rotas internacionais em 2024 por meio de acordos na Cúpula de Aviação da América Latina no México, entre quinta e sexta-feira (1). Para isso, a concessionária deve apresentar em Querétaro um programa de “incentivos” para que as companhias aéreas usem o terminal em Campinas (SP) como destino ou ponto de partida dos passageiros.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Campinas
Pelo menos três novas rotas estão em negociações e os destinos pretendidos são América Central, América do Norte e Europa. A expectativa da Aeroportos Brasil Viracopos é fechar novas operações no evento e por enquanto os países que podem ter ligação direta com o interior paulista são mantidos em sigilo por questões comerciais, assim como a frequência que pode ser diária ou semanal.
🌎Cenário atual
Atualmente, Viracopos oferece rotas diárias para Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos; Lisboa, em Portugal; e Paris, na França. Além disso, o terminal também confirmou que haverá ao menos rota temporária até Punta del Este, Uruguai, entre 15 de dezembro até 18 de fevereiro de 2024.
💰O que prevê o incentivo?
A Aeroportos Brasil Viracopos informou que o programa de incentivo estabelece um apoio financeiro para os primeiros anos de operação da nova rota em face ao investimento inicial da companhia aérea. Na prática, a concessionária inclui determinados descontos para as empresas e auxilia com trabalhos que passam por áreas como marketing e comunicação para divulgar as rotas junto ao público.
A concessionária destacou que a Cúpula de Aviação da América Latina (CAPA) é um dos encontros mais representativos do mundo de inteligência de mercado para a indústria de aviação e viagens.
LEIA MAIS
TCU decide que governo pode fazer acordo para manter concessões de Viracopos e do Galeão; entenda
Entenda por que novo centro de encomendas internacionais dos Correios deve beneficiar Viracopos
123 Milhas: suspensão de pacote frustra 1ª viagem de avião de casal do interior de SP: ‘Mãos atadas’
Migração, segurança e alta de passageiros: saiba por que a PF ampliou o efetivo de Viracopos em 33%
👨✈️Qual a situação do aeroporto?
A busca por novas rotas e investimentos pela concessionária de Viracopos ocorre depois de o Tribunal de Contas da União (TCU) decidir, no início do mês, que o governo federal pode renegociar o contrato de concessão do aeroporto para manter a iniciativa privada à frente da gestão.
Na prática, o entendimento significa aval para a conversão do que inicialmente seria um pedido de relicitação para um novo acordo financeiro entre União e a atual administradora do terminal.
Viracopos encerrou 2022 com recorde de viajantes desde o início da concessão para a iniciativa privada: 11,8 milhões, o que representou acréscimo de 1,8 milhão sobre os 10 milhões verificados no período anterior. A projeção para este ano é de 14 milhões em virtude de aspectos econômicos, redução de reflexos gerados pela pandemia da Covid-19, e a inclusão da rota até Paris desde abril.
Torre de controle no Aeroporto de Viracopos, em Campinas
Fernando Pacífico/g1
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.
Vai pra onde?🛫 Viracopos mira novas rotas ao exterior para 2024 em cúpula de aviação no México
Adicionar aos favoritos o Link permanente.