Baixa vazão do Rio Iguaçu impacta paisagem das Cataratas; FOTOS


Volume de água próximo ao rio chegou a 398 mil litros por segundo, o que representa um quarto da vazão normal que é de 1,5 milhão de litros por segundo. Parque Nacional do Iguaçu recebeu cerca de 25,6 mil turistas entre sexta (7) e domingo (9). Baixa vazão do Rio Iguaçu impacta paisagem das Cataratas
Francielle Lopes/RPC Foz do Iguaçu
A baixa vazão do Rio Iguaçu tem impactado o cenário das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Com o fluxo menor, os paredões e pedras ao longo do leito estão mais aparentes. Veja as fotos na reportagem.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Na madrugada desta segunda-feira (10), o volume de água chegou a 398 mil litros por segundo, o que representa um quarto da vazão normal que é de 1,5 milhão de litros, conforme dados da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
O registro ocorre seis meses após a segunda maior vazão das Cataratas do Iguaçu em outubro de 2022. Na época o fluxo de água das Cataratas do Iguaçu ultrapassou 16,5 milhões de litros por segundo.
A baixa vazão, no entanto, não interferiu na visitação do Parque Nacional do Iguaçu. Entre a sexta-feira (7) e o domingo (9) mais de 25,6 mil pessoas passaram pelo local durante o feriado de Páscoa.
Baixa vazão do Rio Iguaçu impacta paisagem das Cataratas
Francielle Lopes/RPC Foz do Iguaçu
LEIA TAMBÉM:
Conheça o lado brasileiro e o argentino das Cataratas do Iguaçu, e saiba curiosidades das quedas consideradas uma das Maravilhas da Natureza
Fotos mostram Cataratas do Iguaçu após segunda maior vazão de água desde 1997; veja galeria
Cataratas do Iguaçu são eleitas como 7ª principal atração turística do mundo
Cataratas do Iguaçu: entenda como é feita medição da vazão de água; fluxo ultrapassou 16 milhões de litros por segundo
O dia de maior visitação foi a sexta-feira, com 11,1 mil turistas, segundo a assessoria do parque. O movimento no período foi 10% maior que de 2022, quando a unidade recebeu cerca de 23, 1 mil pessoas.
Em comparação a 2019, ano com maior visitação da história do local, a recuperação foi de 83%. Na época, cerca de 30,5 mil pessoas visitaram as quedas no feriado de Páscoa.
Turistas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal visitaram o parque. Cerca de 12 mil estrangeiros, de 55 diferentes nacionalidades também visitaram as quedas no feriado.
Quedas
Baixa vazão do Rio Iguaçu impacta paisagem das Cataratas
Francielle Lopes/RPC Foz do Iguaçu
Conforme o Parque Nacional do Iguaçu, são 275 saltos catalogados, o que dá às cataratas o título de maior conjunto de quedas d’água do mundo.
A altura das quedas varia de 40 a 80 metros, podendo atingir mais de 100 metros dependendo da vazão do Rio Iguaçu. Saiba mais sobre a vazão das Cataratas abaixo.
O formato das Cataratas do Iguaçu lembra uma “ferradura”. As quedas se estendem por 2,7 quilômetros: 800 metros localizados no Brasil e 1,9 quilômetro na Argentina.
Assim, 70% das quedas pertencem ao lado argentino e 30% ao lado brasileiro. A divisão entre os países é feita pela Capitania Fluvial.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Veja mais notícias da região no g1 Oeste e Sudoeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.